Redes são topologias físicas e lógicas que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si. Nos dias atuais, os escritórios em geral, não somente os de engenharia tem a necessidade de possuir redes para que se conecte todos os computadores entre si, visando uma maior facilidade na movimentação de arquivos.
As redes podem ser classificadas em LAN (Local Área Network), MAN ( Metropolitan Área Network) e WAN (Wide Área Network).
v LAN (Local Area Network): é um tipo de rede que liga computadores próximos, que normalmente estão em um mesmo prédio ou, no máximo, entre prédios próximos e podem ser ligados por cabos de rede. Como por exemplo: Redes de computadores das empresas de Engenharia.
v MAN (Metropolitan Area Network): é um tipo de rede entre diferentes bairros, suportando simultaneamente a comunicação de dados, de voz e de imagem através de um único meio físico que deverá ser a fibra ótica.
v Wan (Wide Area Network): é uma rede de comunicação de dados a distância que geralmente utilizam recursos fornecidos pela empresa telefônica local, satélite, microondas ou uma rede uma rede pública de dados que é administrada na maioria das vezes por uma empresa estatal.
Os meios de comunicação por onde os dados trafegam em uma rede podem ser: cabos (par trançado, coaxial, fibra óptica) e ar (ondas de rádio e satélite).
A Topologia da rede está relacionada ao modo como os nós (computadores) estão conectados entre si. A escolha da topologia depende dos objetivos e das necessidades dos usuários. Podem ser dos tipos:
· Barramento: linha única de dados, finalizada por dois terminadores, onde a mensagem enviada passa por todos os nós, e só é reconhecida pelo nó destinatário.
· Estrela: todos os nós de uma rede estão conectados a um elemento central (concentrador), tornando o processo mais eficaz e mais fácil para expansão.
· Anel: nós conectados através de um circuito fechado, onde cada um age como repetidor de sinal, dando mais confiabilidade. Porém, se um único nó apresentar problemas, toda a rede ficará prejudicada.
Em geral, as redes podem ser do tipo ponto-a-ponto ou cliente-servidor, onde os computadores são ou não conectados a um servidor, respectivamente.
Os servidores de uma rede são computadores com uma taxa de processamento e armazenamento maiores que a dos computadores clientes, com função de disponibilizar serviços, arquivos ou aplicações à rede.
Para os dispositivos se comunicarem, os mesmos necessitam de uma linguagem, ou seja, de um Protocolo. Os mais utilizados são TCP/IP, IPX/SPX e o NetBEUI.
Para os dispositivos se comunicarem, os mesmos necessitam de uma linguagem, ou seja, de um Protocolo. Os mais utilizados são TCP/IP, IPX/SPX e o NetBEUI.
No escritório será utilizado a topologia estrela para que todos os computadores conicidam para um mesmo ponto central (concentrador), e tenham indepêndencia. O concentrador utilizado é o roteador (compartilha a conexão da internet), pois possui uma melhor eficiência de procura de caminhos e será feita com um roteador Wireless, onde não será necessario cabos, dimiinuindo custos e facilitando a conexão.
Depois a instalação do servidor Linux como sistema operacional (Apoiado por pacotes igualmente estáveis e cada vez mais versáteis de aplicativos para escritório LibreOffice, por exemplo).
Como segurança de dados da rede, utilize:
· Anti-vírus
· Anti-spyware
· Firewall
· Cripitografia
· Filtro Anti -spam
Nenhum comentário:
Postar um comentário